Acessibilidade

São Jorge do Ivaí entra no circuito cultural do espetáculo "Dois Olhares" da premiada Eliane Fetzer Jazz Company

Domingo, 09 de outubro de 2022

Última Modificação: 09/10/2022 16:15:49 | Visualizada 92 vezes

Emancipação feminina é tema de espetáculo de dança que chega aos Campos Gerais e região Norte do Paraná.


Ouvir matéria

Para a arte, é impossível avançar sem olhar para trás: essa é a proposta de “Dois Olhares”, espetáculo de jazz contemporâneo da EF Jazz Company de Curitiba, com coreografia de Eliane Fetzer, que agora circula por cidades do Paraná, com menos de 20 mil habitantes. O trabalho, que lança um olhar investigativo sobre a revolução da mulher nos anos 1920, chega de 6 a 9 de outubro aos municípios de Carambeí, Borrazópolis, São Jorge do Ivaí e Cambira.
A década em questão foi um tempo de mudança de valores, libertação da mulher e efervescência cultural. O jazz ganhou popularidade, marcado pela improvisação musical e, no Brasil, a Semana de Arte Moderna e a inovação industrial marcavam uma grande revolução. A coreógrafa e diretora Eliane Fetzer conta que, para “Dois Olhares”, realizou um recorte da emancipação feminina do período, enfocando a entrada no mercado de trabalho, o direito ao voto e a recusa ao casamento arranjado, entre outros marcos. 
Em “Dois Olhares”, esse contexto se materializa em cena nos corpos de 14 bailarinos e bailarinas que evidenciam as dificuldades vividas pela mulher em seu processo de emancipação. “No cenário, uma poltrona vermelha sinaliza ambientes ora reprimidos, ora noturnos, onde a mulher está presa ou iniciando um percurso de libertação”, explica Eliane. “Também trazemos pérolas como símbolo da riqueza e de um poder de encantamento dessas mulheres, chegando até questões sociais atuais, como a própria quebra de paradigmas da masculinidade.”
A circulação pelo interior do Paraná leva o espetáculo a nove cidades com pouco acesso a produções culturais autorais. A regionalização proposta pelo projeto inclui aulas e estudos coreográficos ministrados pelos bailarinos da companhia para alunos de dança selecionados nos locais, e também conta com a participação destes na abertura do espetáculo. “Essa foi uma forma de estimular a produção artística de outras regiões, proporcionar novas experiências e aprimoramento técnico aos professores e estudantes de dança e democratizar o acesso às artes”, explica a coordenadora da BPC Produções, Simone Bönisch.

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Apoio: COPEL.

SERVIÇO:

“Dois Olhares” - Espetáculo de jazz com a EF Jazz Company. Coreografia de Eliane Fetzer. Entrada franca.

Dia 9 de outubro, às 19h
Centro Cultural Professora Maria Aparecida Moreno Picoli – Rua Tiradentes, nº 1.278 – São Jorge do Ivaí (PR). Com o Grupo Municipal de Dança Ponta do Pé.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta - Feira: das 08:00 às 11:00hr e das 13:00 às 17:00hr.

  Praça Santa Cruz, 249

  ouvidoria@pmsjivai.pr.gov.br

  (44) 3243-1157

Última Atualização do site 28/03/2024 08:36:16